60 anos das Apaes
Eduardo Barbosa é homenageado por atuação em defesa das pessoas com deficiências
O deputado Eduardo Barbosa (MG) foi agraciado nesta terça-feira (27) com o título de Honra ao Mérito por sua histórica defesa das causas das pessoas com deficiência. A homenagem foi concedida ao tucano e a outras pessoas e instituições que contribuíram para as conquistas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais no Brasil durante seminário alusivo aos 60 anos de atuação das Apaes, prom0vido na Câmara.
Com atuação na Apae desde os anos 1980, o deputado do PSDB foi presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), entidade que reúne as Apaes de todo o país. Além disso, já comandou a Apae de sua cidade, Pará de Minas, e de seu estado. Nas palavras do presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes, deputado Dr Ubiali (PSB-SP), Barbosa tem sido o “maior lutador, a pessoa que mais veste a camisa das Apaes”.
Na abertura do evento, o parlamentar tucano relembrou a trajetória dessas instituições no país, desde a criação da primeira entidade em 1954, no Rio de Janeiro, até os dias atuais. Segundo ele, as seis décadas de luta e de vitórias da organização servem como inspiração para que sejam intensificadas as discussões e se pavimente um caminho de novas conquistas.
“O movimento das Apaes foi um exemplo de organização da sociedade civil a partir dos pais de famílias que em 1954 não mais suportavam o descaso e omissão do Estado com seus filhos e isso mudou a história. Aqueles que antes viviam trancados começaram, a partir da Apae, a alcançar espaços de convivência, educação, atendimento e terapia”, destacou o deputado.
Barbosa afirmou que as Apaes tiveram papel fundamental na mobilização por uma legislação abrangente e na elaboração de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiências. “Agora, a luta continua. Hoje já temos o cidadão com deficiência resguardado pela lei com seus direitos civis, sociais e políticos, mas ainda lidamos com uma sociedade ambígua que muitas vezes ainda marginaliza e restringe o ambiente de convivência. O fato é que o movimento apaeano está sempre preparado para lidar com os novos desafios”, completou Barbosa.
São papeis fundamentais das Apaes a prestação de serviço nas áreas de educação, inclusão no mercado de trabalho, assistência médica e social e melhoria da qualidade de vida e auto-estima dos deficientes e seus familiares. Além de Barbosa, os presidentes de diversas Apaes estaduais e municipais receberam a homenagem durante o seminário. Os governadores tucanos de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Goiás, Marconi Perillo, também foram agraciados com o título pelas realizações de seus governos em defesa dos direitos e ampliação da atenção aos portadores de deficiências. Foram os únicos chefes do Executivo de estados a receberem a comenda. O vice-governador do Paraná, Flávio Arns, também recebeu a homenagem.
Integrante da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) destacou a importância do trabalho das associações. Para ele, é preciso que o Parlamento esteja sempre atento para promover a valorização dos profissionais que atuam nas entidades e melhorar a legislação para fazer a devida inclusão dos excepcionais. “É uma luta bastante árdua, mas muito gratificante e que dignificam os que trabalham nas Apaes. Precisamos fortalecer essa área, inclusive no sentido orçamentário, a fim de termos uma articulação entre estados, municípios e União”, cobrou.
(Reportagem: Djan Moreno / Foto: Alexssandro Loyola / Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta