Data comemorativa
Gomes de Matos felicita centenário do Ceará e defende fortalecimento das categorias de base
Em sessão solene realizada nesta terça-feira (27), o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) homenageou o Ceará Sporting Club, que comemora seu centenário no próximo dia 2 de junho. “Como representante do PSDB quero dar os parabéns a esse clube que faz parte de uma paixão nacional que é o futebol”, declarou da tribuna.
No dia 2 de junho de 1914, Luís Esteves Júnior, Pedro Freire e Gilberto Gurgel tiveram a ideia de criar uma equipe de futebol na capital cearense. No momento histórico, que reuniu 24 pessoas, Gilberto foi eleito o primeiro presidente da agremiação, até então chamado Rio Branco Football Club. Depois de um ano da fundação, uma assembleia geral se reuniu para escolher uma nova diretoria e um nome para equipe. Por consenso, o nome passou para Ceará Sporting Club.
O parlamentar lembrou seus tempos de escola, em que desviava o curso do ônibus do colégio na volta para casa para conseguir assistir aos jogos do Ceará no estádio Governador Plácido Castelo (Castelão). “Quando estudava em Fortaleza, eu e meus colegas fazíamos com que o ônibus parasse em frente ao estádio, assistíamos ao jogo e depois voltávamos para Maranguape, onde morava”, recordou.
O discurso de Gomes de Matos também foi voltado para a defesa do fortalecimento da legislação do esporte em geral, não só o futebol. “Não somente o profissional, mas também em relação aos amadores. Porque é a partir da formação das escolinhas e do amadorismo que conseguiremos ter, acima de tudo, grandes atletas representando o nosso país nacional e internacionalmente. E assim que possamos dar ao esporte brasileiro o seu devido lugar”, avaliou.
Outro ponto do fala do tucano foi o pedido para que o estádio da cidade de Maranguape seja reformado para receber jogos da primeira divisão estadual. “Temos a missão de concluir o Moraisão, afim de que nós possamos ter os grandes eventos, já que o Maranguape subiu para a elite do futebol cearense”.
(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta