Mais segurança
Para deputados, era inaceitável adiamento da lei do airbag defendido pelo governo do PT
Parlamentares do PSDB voltaram a destacar nesta quarta-feira (18) a manutenção da obrigatoriedade para que em 2014 os carros brasileiros sejam produzidos com freios ABS e airbags.
Projeto prevê obrigação de veículos produzidos no Brasil serem submetidos a teste de colisão
“Ante a pressão da oposição e a reação da sociedade o governou desistiu de adiar esse prazo por mais dois anos, algo inaceitável, pois o que está em jogo é a segurança e a vida das pessoas. Prevaleceu o bom senso”, destacou o líder eleito do PSDB na Câmara para o próximo ano, Antonio Imbassahy (BA).
Já o deputado Jutahy Junior (BA) cobrou o cumprimento integral da lei. Por meio do Facebook, o tucano também apontou o recuo do governo, mas lembrou que o Planalto deseja que o modelo Kombi continue sendo produzido. “Inadmissível”, resumiu.
Nessa terça-feira o deputado Eduardo Azeredo (MG) disse que a exigência dos acessórios de segurança é uma vitória do consumidor. Nos últimos dias o deputado vinha cobrando a entrada em vigor da regra no próximo ano.
A Lei do Airbag é originária de projeto apresentado pelo tucano ainda no Senado, em 2004. A norma foi ainda regulamentada e as montadoras tiveram quatro anos para um período de adaptação. Azeredo lembra que na época o Congresso se posicionou a favor da segurança dos motoristas, por isso não havia razão para o Executivo mudar a regra. “Não tem sentido que agora possa haver uma prorrogação. Foram quatro anos para que as montadoras se organizassem na fabricação dos automóveis”, declarou.
A aplicação da lei deve contribuir para a redução do número de mortes em acidentes de trânsito (43 mil em 2012). Outro ganho será a redução dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento das vítimas graves. Este gasto, só no estado de São Paulo, ultrapassa os R$ 58 milhões por ano. Em Minas Gerais, foram R$ 31,5 milhões em 2012.
Em defesa da vida
“Esta é uma lei a favor da vida dos brasileiros, pois está mais que comprovado que o air bag evita mortes em casos de acidentes graves.”
Deputado Eduardo Azeredo (MG)
Entidades da sociedade civil fazem a cobrança: Brasil precisa de carros mais seguros
Nesta semana, mais de 20 entidades da sociedade civil divulgaram um manifesto no qual destacam a mobilização contra o adiamento ensaiado pelo governo petista a respeito do uso obrigatório dos sistemas de segurança nos carros novos a partir de 2014. “O Brasil precisa de carros mais seguros, sem adiamentos. O Brasil precisa de carros mais seguros, para preservar vidas. É inaceitável, portanto, que o governo pretenda adiar a obrigatoriedade, a partir de janeiro próximo, de os veículos saírem de fábrica com airbag e freio ABS. Alegar aumentos de preços dos carros e eventual impacto inflacionário não convence ninguém”, diz trecho do texto assinado por entidades como Proteste, Associação Médica Brasileira e Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito. Ainda de acordo com o texto, as normas 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceram, desde abril de 2009, as regras para implementação gradativa desses itens de segurança. O recuo, caso se concretizasse, iria na contramão do que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU), em sua Década de Ação pelo Trânsito Seguro (2011-2020).
(Da redação/ Fotos: Alexssandro Loyola)
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