Referência mundial
Líder da Minoria participa de missão oficial ligada ao agronegócio
Na próxima sexta feira (8) o líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT), participa da Missão Técnica à Nova Zelândia e Austrália, onde irá conhecer o setor do agronegócio, que é referência mundial em ambos os países.
O objetivo principal desta viagem oficial é conhecer a pecuária de leite, reconhecida pela produção de alta qualidade alinhada ao baixo custo, além de analisarem também as áreas de ovinocultura, pecuária de corte, vitivinicultura, produção de hortaliças/frutas/grãos e técnicas de irrigação.
Para que o processo de atuação nessas áreas seja estudado, além das visitas em campo, os parlamentares participam de reuniões em instituições e universidades que irão apresentar as tecnologias utilizadas e explicar como podem ser adaptadas para alavancar a produção no Brasil.
“Estamos em um país favorável com o clima e o solo, logo, precisamos trocar experiências e conhecer com maior propriedade técnicas mais modernas para que a qualidade de nossa produção seja cada vez mais aperfeiçoada”, explica Nilson Leitão.
Atualmente o Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. Nosso país é o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar, suco de laranja e, além disso, lidera o ranking das vendas de grãos como soja – seja farelo, óleo ou o próprio grão.
Mesmo com as excelentes estatísticas de produção, o Brasil encontra-se em um estado de calamidade devido à má gestão do governo que não investe em estradas para escoamento dessas safras, modernização dos portos e aduanas, muito menos investe nos pequenos e médios produtores que são os grandes responsáveis pela produção para consumo interno do país.
“Mato Grosso é um exemplo claro do descaso. O estado, que é o maior produtor de grãos do país, não possui estradas adequadas para transporte dessa safra. Atualmente existe apenas uma BR para transporte e que está em péssimas condições”, Nilson Leitão expõe uma das dificuldades.
Participam da missão – além de deputados federais – membros do governo, entidades de classe do setor representando cada estado da federação, produtores rurais e técnicos.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta