PSDB irá presidir Comissão de Relações Exteriores e a dos Direito da Mulher
Foram instaladas hoje as comissões técnicas da Câmara e o PSDB irá presidir duas delas: a CREDN (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) e a CMulher (Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher). A primeira será presidida pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (SP) e a segunda, pela deputada Lêda Borges (GO).
Esta será a sétima vez que o PSDB preside a CREDN nos últimas 10 anos. A comissão tem, entre suas funções, debater e votar assuntos relacionados a relações diplomáticas do país, a tratados internacionais e à atuação das Forças Armadas.
De acordo com Paulo Alexandre, cada vez mais a forma como o Brasil se insere no mundo traz consequências para o desenvolvimento do país e para as condições de vida dos brasileiros. “A política externa dialoga com várias áreas e interfere na política interna, como vimos na pandemia de Covid-19 e agora com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta todos e impacta no fornecimento de defensivos agrícolas”, disse.
Em seu discurso após eleita, a deputada Lêda Borges ressaltou que haverá uma união de esforços para que a comissão possa continuar contribuindo para ampliar os avanços. “Estamos no século 21 e ainda travando a mesma luta de 1 século atrás: pela vida e pelo trabalho”, disse.
Criada em 2016, a CMulher tem entre suas atribuições debater e votar temas relativos a denúncias de ameaças ou violação dos direitos das mulheres, fiscalização de programas governamentais de proteção, e incentivo e monitoramento de programas de prevenção e enfretamento de doenças.
Fotos: Alexssandro Loyola.
Deixe uma resposta