Manobra simples de desengasgo pode salvar a vida de um bebê, ressalta Geovania


A deputada Geovania de Sá (SC) alertou para o perigo do engasgo em bebês de até 1 ano, acidente que pode ser fatal. A tucana apresentou o Projeto de Lei 3729/2021, que inclui no Estatuto da Criança e do Adolescente o dever de se orientar as gestantes sobre manobras de emergência em caso de obstrução de vias aéreas superiores por alimentos. As manobras indicadas são simples e podem salvar a vida das crianças.

Em discurso nesta quarta-feira (17), a deputada afirmou que no Brasil morrem aproximadamente 700 crianças por engasgo a cada ano. “Só nas duas últimas semanas no meu Estado de Santa Catarina nós tivemos dois casos, em que a mãe precisou que o filho fosse socorrido enquanto o amamentava e não teve tempo de a emergência chegar e a criança veio a falecer”, lamentou.

Geovania ressalta que houve outro caso, em que a família conseguiu chegar perto de um posto policial e o policial conseguiu fazer a manobra de Heimlich. “Essa é uma técnica muito conhecida, simples. Se capacitarmos os profissionais de saúde lá na ponta, lá na Unidade de Saúde, onde realmente é feita a prevenção, e durante o período gestacional, no pré-natal, a mãe seja capacitada, nós vamos salvar vidas, e vidas de bebês”, defendeu.
 
Compartilhe:
17 novembro, 2021 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *