Aécio Neves agradece empenho europeu em benefício dos estudantes brasileiros


O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), agradeceu, nesta quarta-feira (04/08), aos embaixadores da Bélgica, Dinamarca e Espanha, pelo empenho em benefício dos brasileiros que estão impedidos de retornarem à Europa por conta da pandemia. A França também retirou as restrições aos brasileiros desde que imunizados com uma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos.
 
O deputado anunciou, também, que irá conversar com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para que seja priorizada a vacinação daqueles que estão na iminência de reiniciarem seus estudos na Europa. A iniciativa tem o apoio do conjunto dos membros da CREDN.
 
Agradecimentos
 
“Agradeço aos embaixadores Nicolai Prytz, da Dinamarca, e Patrick Herman, da Bélgica, que prontamente atenderam aos nossos apelos e têm trabalhado junto aos seus governos para que os brasileiros que estudam nesses países, possam retomá-los o mais brevemente possível”, afirmou o deputado.
 
Aécio Neves informou, também, ter recebido na terça-feira (03/08), ofício do Embaixador Fernando García Casas, da Espanha, informando que o governo daquele país levantou, nesta data, as restrições impostas aos estudantes brasileiros que já podem retornar à Espanha, tendo que cumprir uma quarentena de dez dias.
 
“Agradeço, em nome da CREDN, ao Embaixador García Casas pelo empenho pessoal em buscar uma solução que permitirá aos brasileiros darem continuidade aos seus estudos e pesquisas”, disse o presidente da CREDN que, na próxima semana, receberá o diplomata para dar continuidade à conversa.
 
O Ministério das Relações Exteriores, também relatou os contatos realizados pelo Itamaraty junto as embaixadas da Espanha e da França, para que sejam encontradas alternativas para o ingresso dos brasileiros que estudam nesses países. O MRE reiterou, ainda, que as embaixadas do Brasil em Madri e Paris, têm mantido diálogo com as respectivas chancelarias e com os parlamentos espanhol e francês, no sentido de obter apoio às demandas dos estudantes e pesquisadores brasileiros.

Assessoria de Imprensa CREDN

Compartilhe:
4 agosto, 2021 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *