Aécio aprova pedido de audiências com novo chanceler e com ministro Braga Netto


Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN) e da Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência, o deputado Aécio Neves teve aprovados, hoje (31/03), dois requerimentos convidando para audiências públicas na Casa os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores) e Walter Braga Netto (Defesa Nacional). Ambos os ministros são os novos titulares das pastas, anunciados nessa terça-feira. Os convites foram aprovados por unanimidade pelos membros presentes na reunião da CREDN.
 
“Considero da maior relevância e urgência a aprovação para que (o chanceler) possa discutir conosco as questões relativas à nossa política externa. Há uma grande expectativa de qual será a postura do novo ministro em relação a várias questões que serão levantadas pelos membros desta comissão sobre questões relacionadas à pandemia e ao papel do Ministério das Relações Exteriores na ampliação do acesso do Brasil e dos brasileiros a insumos e vacinas. Da mesma forma, é absolutamente necessário para essa comissão que possamos conhecer também as diretrizes e as perspectivas da área de defesa. Uma área essencial à vida nacional e à qual essa comissão pretende dar atenção muito especial”, afirmou Aécio ao defender seus requerimentos.

O deputado lembrou que já estava marcada para o próximo dia 7 a audiência pública com o ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo.

“Com a troca do ministério fiz questão de apresentar outro requerimento de convite ao ministro Braga Netto para que ele possa estar conosco e, de forma ampla, serena, mas absolutamente profunda, debater questões afeitos à pasta da Defesa”, disse o presidente da CREDN.

Em declaração feita ontem, após o anúncio do novo titular do Ministério das Relações Exteriores, Aécio reiterou a importância de que ocorram mudanças na relação do Brasil com o mundo para o necessário estímulo da economia e, em especial, para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

“Depois de um período de grandes turbulências em nossa política externa, espero que possamos restabelecer os preceitos que marcaram por décadas a nossa política externa: respeito, tolerância e equilíbrio, sem qualquer alinhamento automático ou preconceitos de ordem ideológica. A Comissão de Relações Exteriores da Câmara está pronta para dar sua contribuição na busca desses objetivos”, afirmou.
 
Ele  acrescentou haver boa expectativa com o novo chanceler Carlos França. “Tenho recebido testemunhos de sua correta trajetória profissional, tendo servido como chefe de Gabinete do conceituado embaixador Rubens Barbosa, em Washington, e se especializado no importante tema da integração energética”, disse. 
 
Embaixador da China

Nesta quarta-feira, Aécio tem audiência (virtual) marcada com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanwing. O convite foi feito pelo embaixador e será a primeiro encontro da agenda deste ano de Aécio como presidente da Comissão. 

Ontem, em declaração feita após o anúncio do novo titular do Ministério das Relações Exteriores, Aécio reiterou a importância de que ocorram mudanças na relação do Brasil com o mundo para o necessário estímulo da economia e, em especial, para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.”

Compartilhe:
31 março, 2021 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *