Mariana discute providências urgentes para a Saúde em Rondônia


Em reunião nesta quarta-feira (24), a Deputada Federal Mariana Carvalho, o Governador de Rondônia e Secretários do Estado apresentaram demandas urgentes no enfrentamento à Covid-19 ao novo Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga. 

“Tratamos a situação da pandemia em Rondônia tendo em vista a necessidade de providências urgentes a serem adotadas”, afirmou a Deputada. 

LEITOS

Uma das preocupações da Deputada, assim como tem sido do Governo Estadual e de toda a bancada de parlamentares no Congresso, é em relação a quantidade de leitos de UTI. Rondônia excedeu sua capacidade de atender os pacientes que precisam de terapia intensiva e até esta quarta-feira tinha uma fila de espera com mais de 100 pacientes. Outros estados chegaram a receber diversas pessoas de Rondônia, mas com o agravamento da pandemia, a situação tem se tornado ainda mais complicada. 

“Precisamos do apoio do Governo Federal neste momento, seja para ampliação dos leitos nos hospitais, seja com novos hospitais de campanha ou mesmo com a transferência de pacientes para outros estados”, alertou Mariana. 

A parlamentar lembrou que o Governo Federal tem sido solicito em todas as demandas. A própria Deputada fez uma série de solicitações desde o início da pandemia. Como foi o caso dos respiradores e medicamentos. “O Ministério fez o envio de centenas de respiradores ao longo de 2020. Agora solicitamos mais unidades necessárias diante do agravamento da pandemia. Da mesma forma, necessitamos dos medicamentos do chamado kit intubação, que o Ministério conseguiu junto a fabricantes”, reforçou. 

OXIGÊNIO

Uma das preocupações da Parlamentar e pela qual vem buscando soluções diz respeito ao abastecimento das unidades hospitalares com oxigênio. Vários prefeitos, secretários de saúde e vereadores fizeram contato com a Deputada, que alertou o Ministério da Saúde sobre o risco de desabastecimento. Outros parlamentares e o Governo Estadual também fizeram o apelo à Pasta, tendo em vista que a logística para a Região Norte é bem mais complexa que em outras regiões do País e a alta demanda poderia causar um colapso no fornecimento. 

O Ministério da Saúde enviou nos últimos dias dois aviões com iso containers com mais de 5 mil m³ cada de oxigênio e 360 cilindros cheios em atendimento aos pedidos. “Esse abastecimento é fundamental para salvar a vida de pacientes em estado mais grave”. 

Mesmo com todos os esforços, todo o País está em estado de alerta quanto ao abastecimento. As empresas estão trabalhando no limite, inclusive pela madrugada, tanto para atender a altíssima demanda atual de oxigênio quanto para cumprir contratos, como também na logística. Faltam carretas para o transporte e o valor cobrado pelo frete tem sido muitas vezes abusivo. A Deputada tem apoiado todas as iniciativas no sentido de solucionar esse problema. 

VACINAÇÃO

Outro tema da reunião foi a vacinação. Os representantes do Estado alertaram o Ministério para a necessidade de ampliar o envio de doses para Rondônia tendo em vista que o Estado foi um dos que menos recebeu e menos vacinou até o momento. 

“Precisamos ampliar o número de vacinados urgentemente no nosso Estado. Pois só a vacina vai reduzir a necessidade da corrida por todos os outros insumos, pois impedirá que as pessoas adoeçam, salvando vidas com a imunização”, pontuou a Deputada. “Com diálogo e trabalho será possível frear os números e salvar vidas. Agradeço ao Ministro Marcelo Queiroga por receber nossa comitiva de Rondônia e pela atenção ao nosso Estado, no qual já visitou várias vezes em outras ocasiões, tem familiares morando e conhece nossa realidade. Confiamos no seu trabalho e no encaminhamento de soluções às demandas apresentadas”, completou. 

Participaram do encontro o Governador Marcos Rocha; e os Secretários de Estado da Saúde, Dr. Fernando Máximo; da Casa Civil, Júnior Gonçalves; e da Casa Militar, Comandante Valdemir Carlos de Góes.  

Compartilhe:
25 março, 2021 Destaque4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *