Tereza Nelma presta homenagem a mulheres que marcaram história do país
A deputada Tereza Nelma (AL) participou nesta quarta-feira (16) do descerramento de placas em homenagem a cinco mulheres que se destacaram na história do Brasil. Elas passam a dar nome aos seguintes ambientes da Casa:
– O Plenário 11 se chama Anésia Pinheiro Machado;
– o Plenário 13 de chama Marília Chaves Peixoto;
– o Plenário 2 se chama Ceci Cunha;
– o corredor de acesso ao Plenário se chama Tereza de Benguela.
Também foi inaugurada a Ala Celina Guimarães Viana, no Anexo II, onde fica a galeria histórica das deputadas federais.
Da tribuna, a deputada afirmou que a homenagem é importante porque não havia nenhum nome de mulher nos corredores e plenários da Câmara. Até então, só homens haviam sido lembrados. A tucana enfrenta o quinto episódio de câncer, mas fez questão de participar desse momento.
“Nós estamos em um momento muito sério em que nós queremos, sim, discutir a violência política e como ela nos afeta no nosso dia a dia, como ela nos transgride no nosso dia a dia. Queremos ocupar o espaço, ter a nossa representatividade, andar lado a lado, homem e mulher, mas queremos ocupar o espaço porque, além das nossas competências, nós sabemos, nós podemos, nós queremos. Somos 77 mulheres, e as nossas lutas são suprapartidárias”, afirmou.
Tereza Nelma destacou a história de Ceci Cunha, deputada federal assassinada em 1998, em crime encomendado por seu suplente com o intuito de tomar-lhe a vaga no Parlamento.
O evento foi coordenado pela deputada Soraya Santos (PL-RJ), primeira-secretária da Câmara. Os projetos de resolução que determinam as homenagens são de autoria da líder da bancada feminina na Casa, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), e foram aprovados na última quinta-feira (10) pelo Plenário da Câmara.
Com informações da Agência Câmara de Notícias/ Foto: Alexssandro Loyola
Deixe uma resposta