Proposta de Celso Sabino cria a Rota Turística Histórica Belém-Bragança


O deputado Celso Sabino (PA) apresentou Projeto de Lei que cria a Rota Turística Histórica Belém-Bragança, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social da Amazônia Atlântica.

Segundo o parlamentar, a rota permite ao turista testemunhar paisagens que ainda guardam patrimônios históricos e culturais da época. “Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de conhecer recantos onde é possível mergulhar em calmas águas de belos igarapés, rios e praias, além de se integrar às riquezas desse verdadeiro museu a céu aberto”, complementa.

Para Celso, a lei contribuirá com a economia local e para o desenvolvimento da região turística Amazônia Atlântica, com o funcionamento de restaurantes, comércio de artesanato, entre outras atividades. “A organização da infraestrutura turística ao longo da Rota estimulará os visitantes a conhecerem esse pedaço de história e natureza do Pará”, ressalta.

A Rota Turística Histórica Belém-Bragança acompanha o antigo trajeto da Estrada de Ferro Bragança, que entrou em funcionamento em 1883. Nos áureos tempos do Ciclo da Borracha, ao final do século XIX e começo do século XX, organizaram-se colônias agrícolas que abasteciam Belém de gêneros alimentícios.

A rota compreende 223 quilômetros, sendo composta por trechos de duas rodovias federais e duas estaduais, passando por treze municípios do estado do Pará e irá unir atividades de turismo urbano e rural. Entre os municípios, estão Marituba, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Bragança, entre outros.

(Reportagem: Letícia Christie / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 fevereiro, 2020 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *