Direito ao exame de trombofilia para gestantes pelo SUS
A deputada Mariana Carvalho (RO) apresentou projeto de lei (6232/2019) para reconhecer o direito de gestantes e mulheres em idade fértil à realização do exame de trombofilia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A trombofilia é um risco relevante na fase gestacional, e consiste em um conjunto de distúrbios caracterizados por alterações na coagulação sanguínea que causam um maior risco para a ocorrência de tromboses.
Essa condição pode provocar a perda do embrião, mas pode ser evitada quando devidamente tratada. No entanto, o tratamento adequado passa pelo correto diagnóstico. Estima-se que o risco do desenvolvimento de um evento tromboembólicos nas grávidas é de seis a dez vezes superior aos demais indivíduos.
“Os exames laboratoriais são essenciais para a saúde integral da gestante e do feto”, explica a deputada. No entanto, Mariana afirma que esse atendimento nem sempre está disponível pelo SUS, descumprindo o dever estatal de propiciar os recursos necessários à mulher em seu planejamento familiar.
(Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta