Café é gerador de riquezas no Brasil, defende Domingos Sávio


Nesta quinta-feira (28) o deputado Domingos Sávio (MG) participou de debate na Comissão de Agricultura sobre a criação da associação mundial dos países produtores de café. Domingos foi um dos requerentes do debate.

“Precisamos discutir política de estímulo ao consumo de café, de melhoria da qualidade, da imagem do nosso café”, afirma o parlamentar.

Segundo o tucano, o produto não é apenas uma bebida ou alimento, e sim, um instrumento que gera riqueza para diversos países. “O que temos constatado é que quem faz o maior esforço neste processo para produzir tem ficado cada vez mais pobre, não sendo uma realidade que atinge apenas os brasileiros”, ressalta.

Domingos Sávio citou uma pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e sobre afirmação do banco europeu, Rabobank, sobre a estimativa de sacas de café. Foi divulgado que no ano de 2019 seriam produzidas cerca de 10 milhões de sacas a mais do que as previstas oficialmente pelo governo. “Países que produzem café no mundo estão sendo vítimas de uma forma de organização que vem se perpetuando em que o país produz, mas quem decide são países que consomem. Eles podem sim ter parte da decisão, mas têm o monopólio. Quem fala pelos países produtores, são os exportadores” enfatiza.

Entre os convidados estiveram o diretor da Associação dos Cafeicultores do Brasil, Marco Antônio Jacob; diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silvio Farense; presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Carlos Melles; entre outros.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 novembro, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *