Roberto Pessoa propõe financiamento para reformas estruturais em prédios


O deputado Roberto Pessoa (CE) apresentou proposta de Indicação ao Ministério do Desenvolvimento Regional, com a sugestão de criação de programa de financiamento para que condomínios possam realizar reformas estruturais nos edifícios. O objetivo é a implementação do Programa Federal de Financiamento de Reforma de Estrutura de Sustentação de Prédio residencial e não residencial – Pro-Reforma, em áreas urbanas e rurais.

A proposta visa estabelecer uma linha de crédito especial de financiamento, junto a instituições financeiras públicas, de até 100% da reforma nas estruturas, formados em condomínio edilício com no mínimo dois andares. Sendo motivada pelos acontecimentos dos últimos anos, desabamentos de prédios por falta de manutenção na infraestrutura, que ocasionaram em perdas de vidas humanas e prejuízos financeiros aos proprietários.

“É inegável que a falta de capacidade financeira dos moradores desses prédios para realizar as obras necessárias e que garantem a segurança dos edifícios, é um motivo que não pode ser ignorado. As taxas dos condomínios já estão altíssimas”, destaca o tucano.

O parlamentar cita que na maioria das vezes os condomínios não possuem caixa para a realização de obras estruturais de grande porte, sendo necessária a ajuda do governo. Por isso, a criação de uma linha de crédito junto a instituições financeiras públicas, com juros baixos e pagamentos de longo prazo, assim, viabilizando as reformas de infraestruturas necessárias.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 novembro, 2019 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *