Dia da Consciência Negra: deputados destacam combate à desigualdade


Deputados do PSDB saíram em defesa da igualdade neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente pela Lei 12.519/2011 em alusão ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, na data do seu falecimento.

A deputada Mariana Carvalho (RO) cita que a data precisa ser marcada pelo que realmente representa: a necessidade de avanço da igualdade. Seja nas oportunidades, no tratamento, no respeito, no acesso aos serviços, aos postos de emprego ou às cadeiras nas universidades. “Todo o trágico legado da escravidão precisa ser superado. As marcas em nossa sociedade ainda são vistas por todos os lados e isso é lamentável. Que caminhemos de mãos dadas pela união e transformação desse cenário e que reine a igualdade e o amor”, enfatiza.

O parlamentar Lucas Redecker (RS) ressalta que o dia de hoje é importante para que seja feita uma reflexão sobre o preconceito. “O combate ao racismo deve ocorrer em nosso dia a dia, nos pequenos gestos, no tratamento igualitário, mas principalmente na consciência de que somos todos iguais independentemente da cor da pele”.

Outros deputados da bancada também fizeram suas homenagens pelo dia da consciência negra.

“A nossa história foi construída com muitas diferenças, mas a igualdade precisa ser a palavra chave do nosso futuro”, Daniel Trzeciak (RS).

Igualdade e respeito a todos os brasileiros”, Samuel Moreira (SP).

Os negros representam 55,8% da população brasileira. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pretos e pardos desempregados chega a quase 65% e no mercado de trabalho, em cargos gerenciais, representam apenas 29,9%. Ainda de acordo com dados do IBGE, em 2018, trabalhadores brancos receberam cerca de 75% a mais do que os trabalhadores pretos e pardos.

(Reportagem: Letícia Christie)

Compartilhe:
20 novembro, 2019 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *