Projeto de Carlos Sampaio institui Programa de Atividade Física no SUS


O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), apresentou projeto de lei que institui o Programa de Atividade Física no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta tem como finalidade promover ações e serviços prevenindo agravos à saúde pública.

O programa busca combater o sedentarismo, estimular a prática de atividades físicas e a criação de hábitos alimentares saudáveis, promover o envelhecimento com saúde e qualidade de vida, entre outros. Os municípios e o Distrito Federal terão auxílio financeiro da União para selecionar profissionais de educação física integrantes da rede de ensino interessados em atuar no projeto.

O parlamentar cita o relatório divulgado em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma ser necessário que os governos tomem medidas concretas para a redução de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e prevenir as milhões de mortes prematuras, antes dos 70 anos de idade. Evitando assim, mortes que são causadas por cardiopatias e pneumopatias, acidentes cerebrovasculares, câncer e diabetes.

A maioria das mortes prematuras causadas pelas DCNTs apresentam risco comuns, como obesidade, hipertensão arterial, tabagismo e consumo de álcool. Segundo o tucano, é preciso buscar modelos mais efetivos de investimento em prevenção.

“É uma maneira bastante eficiente de proteger nossa população e ainda estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, enfrentando os fatores de risco mais comuns às doenças crônicas não transmissíveis, de elevada fatalidade. E por meio da relevante participação dos profissionais de educação física das redes municipal e distrital de ensino” afirma.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 outubro, 2019 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *