Ruy Carneiro propõe programa nacional para atender pessoas com epilepsia


O deputado Ruy Carneiro (PB) apresentou o projeto de Lei que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro que pode se manifestar com crises convulsivas e episódios de ausência, entre outros sintomas.

O objetivo principal do programa é proporcionar atendimento integral aos pacientes com epilepsia, a fim de reduzir suas manifestações clínicas e a ocorrência de sequelas. Tendo como trabalho diagnosticar e tratar pacientes, promovendo ações educativas para divulgação de informações da doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Mais de 70% dos pacientes tratados alcançam remissão a longo prazo ou liberdade de convulsões, geralmente dentro de 5 anos após o diagnóstico.

“Há casos em que os medicamentos disponíveis não são suficientes para controle das crises, havendo necessidade de tratamentos ainda não totalmente comprovados cientificamente, como é o caso do canabinoide” destaca. O tucano reforça que a primeira avaliação deve ser realizada o mais breve possível, pois pode ser uma manifestação de uma doença cerebral e cita também que o tratamento deve ser especializado e sem interrupções.

O preconceito com pessoas que têm epilepsia é muito comum, limitando as suas oportunidades. Segundo Ruy, alguns empregadores acabando tendo um certo receio de contratar pessoas com a doença. “Por esse motivo, é preciso criar mecanismos a fim de garantir a essas pessoas oportunidade de emprego e de sua manutenção, em conformidade com todas as leis que protegem o direito a um trabalho digno” enfatiza.

 (Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 outubro, 2019 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *