Presidente da Comissão de Educação cobra formação de professor


O presidente da Comissão de Educação na Câmara Federal, Pedro Cunha Lima (PB), vai debater durante esta semana temas de interesse dos professores. O parlamentar é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 20/2015) que cria a Carreira Nacional do Magistério, melhorando as condições de ensino e a remuneração desses profissionais. Entre as ações, estão reunião no Ministério da Educação para tratar sobre a formação de professores e apreciação de emenda destinada a bolsas de pós-graduação.

Pedro destacou que é preciso debater e oferecer condições para melhorar a carreira de professor. Ele lembrou que dados do relatório Políticas Eficientes para Professores, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelam que apenas 2,4% dos alunos de 15 anos têm interesse na profissão. Há dez anos, o porcentual era de 7,5%. “Professor é uma profissão fundamental para a mudança da nossa realidade, mas a baixa atratividade da carreira se deve ao pouco reconhecimento social, aos salários e a falta de estrutura para ensinar”, afirmou.

Nesta terça-feira (15) o parlamentar mantém reunião na Secretaria de Educação Básica no Ministério da Educação para tratar sobre o projeto para formação de professores. Já na quarta-feira (16), a Comissão de Educação vota as emendas de comissão e Pedro pretende destinar recursos para bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que sofreram cortes e são fundamentais para a formação de professores e outros profissionais.

O parlamentar também cobra que os partidos indiquem os membros para formação da Comissão Especial que vai analisar a PEC da Nova Educação (PEC 20/2015). Essa propositura cria o Magistério Público Nacional e estabelece o teto salarial dos agentes administrativos públicos como o valor percebido pelos professores no topo da carreira.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
15 outubro, 2019 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *