Vitor Lippi destaca papel das microempresas na geração de empregos


O deputado Vitor Lippi (SP) esteve presente na sessão solene em homenagem às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, realizada nesta quarta-feira (9) no plenário Ulysses Guimarães. A homenagem foi feita em comemoração à criação do estatuto, por meio da Lei 9.841 de 5 de outubro de 1999.

A maioria dos empregos dos últimos anos foram criados pelas micro e pequenas empresas. Hoje, o país possui 6,4 milhões de estabelecimentos, sendo 99% micro e pequenas empresas, representando 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Para o parlamentar Vitor Lippi, essas empresas são a força que surge em cada quarteirão e bairro do Brasil, com brasileiros trabalhando muito, com sonhos, criatividade e dedicação para criar uma empresa que vai gerar empregos e riquezas.

Para o tucano, a palavra de desenvolvimento é empreendedorismo e que é preciso dar a prioridade que esses empresários merecem, para que o país volte a crescer e gere empregos. Assim, diminuindo suas desigualdades sociais e regionais, e que possa mostrar ao mundo que somos um país empreendedor. “Nós temos uma missão aqui, simplificar a vida das empresas, o governo foi criado para prestar bons serviços e não para exigir uma burocracia injustificada, que segura, que prejudica e que muitas vezes inviabiliza o empreendedorismo no Brasil” afirma.

O ex-deputado Luiz Carlos Hauly também esteve presente na reunião e citou os resultados apresentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Eles apontam que 99% das empresas do Brasil estão na Lei 123, relatada por ele. “Desde a aprovação da lei, a microempresa saiu de 17% do Produto Interno Bruto (PIB) indo para 27%, e tem mais de 50% do estoque de emprego, gerando 13 milhões de empregos. Se aprovada a reforma tributária, pela Câmara e pelo Senado, o PIB do ano que vem vai crescer de 3,5% a 4%. Caso não seja aprovada, será igual ao desse ano: menos de 1%. Se a economia tivesse crescido na média mundial nos últimos 5 anos, sendo de 3.2%, nós estaríamos 23% mais ricos” afirma Hauly.

Estiveram presentes na reunião o presidente do SEBRAE Nacional, Carlos do Carmo Andrade Melles; presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas e dos Empreendedores Individuais de Santa Catarina, Alcides Andrade; presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, Ercílio Santinoni; representante do Ministério da Economia, Carlos Costa.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 outubro, 2019 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *