Relatório final da CPI do BNDES será apresentado em reunião nesta terça


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presidida pelo deputado Vanderlei Macris (SP), irá apresentar nesta terça-feira (8) o parecer final do relator, o deputado Altineu Côrtes (PR-RJ).

Na última semana, membros da comissão estiveram nos Estados Unidos e participaram de reuniões no Departamento de Justiça Americano e na Embaixada Brasileira, para apurar se houve negócios irregulares com recursos do banco brasileiro e empresas do país.

“O objetivo é mostrar claramente aos americanos que a JBS, os irmãos Batista (Joesley e Wesley), usaram recursos do BNDES para alavancar a conta de grandes empresas daqui do país, dinheiro brasileiro, o que não é admissível”, afirma Macris.  

Criada em março deste ano, a CPI investigou contratos feitos pelo BNDES entre 2003 e 2015. A investigação teve como foco principal projetos e acordos internacionais feitos com países como Gana, Guiné, Venezuela, Cuba, entre outros.

A comissão colheu o depoimento de vários nomes como o do ex-diretor da Odebrecht João Carlos Mariz Nogueira; o empresário Eike Batista; ex-controlador do Frigorífico de Bertin Natalino Bertin; ex-sócio dos irmãos Batista, o empresário Mário Celso Lopes; Lúcio Bolonha Funaro, responsável por intermediar acordo extrajudicial entre a JBS e a família Bertin; diretor da BNDESPar, Eduardo Rath Fingerl, responsável pela área de mercado de capitais na época das operações de financiamento para apoiar a compra de empresas internacionais pela JBS.

A apresentação e votação do relatório final está marcada para esta terça-feira (8), às 14h30 no plenário 12.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 outubro, 2019 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *