Audiência debate modelos eficientes de atendimento a mulheres vítimas de violência
A Secretária Especial de Cidadania de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, e a Major da Polícia Militar da Bahia, Denice Santiago, psicóloga criadora da Ronda Maria da Penha, vão apresentar amanhã (08), às 14h30min, no plenário 07 da Câmara dos Deputados, a metodologia de sucesso de atendimento às mulheres vítimas de violência nos dois estados. A audiência pública será realizada a pedido da deputada federal Rose Modesto (MS).
Em Mato Grosso do Sul foram atendidas 82.561 mulheres este ano, de janeiro até julho, na Casa da Mulher de Campo Grande. Desse total, 11.879 receberam atendimento psicossocial, outras 22.114 foram atendidas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, 3.480 foram orientadas sobre autonomia econômica, 326 auxiliadas para terem alojamento e 1.035 tiveram direito ao transporte, entre outros serviços oferecidos.
Na Bahia, o Projeto Ronda Maria da Penha, que começou em 2015, consiste na Polícia Militar acompanhar de perto as mulheres vítimas de violência doméstica enquanto aguardam seus casos serem julgados legalmente. Em visitas surpresa, relatórios de acompanhamento do caso são gerados e o agressor pode ser pego em flagrante, podendo ser preso. Atualmente a Ronda tem sua própria sede no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), no bairro de Periperi, em Salvador, e atende em outras 13 cidades.
A maioria das mulheres atendidas pela Ronda é negra e parda, religiosa e independente. Entre essas mulheres, 36% são negras autodeclaradas e 40% pardas. Um dado surpreendente é que 70% das mulheres atendidas pela Ronda são economicamente independentes, responsáveis pelo sustento delas ou da família.
Na avaliação de Rose Modesto, “o trabalho realizado em Mato Grosso do Sul e na Bahia são exemplos de políticas públicas de proteção e acolhimento às mulheres que podem contribuir muito para todo o Brasil”, ressaltando que “há uma grande necessidade de padronizar o atendimento em todo o país de forma que esse serviço público seja prestado de forma mais eficiente possível”.
Audiência Pública:
Tema: Modelos de Políticas Públicas para Enfrentamento à Violência Doméstica e Feminicídios
Dia: 08/10/2019 – 14h30min
Local: Plenário 07 – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília
Palestrantes:
Luciana Azambuja
Secretária Especial de Cidadania de Mato Grosso do Sul
Denice Santiago
Major da PM-BA – Criadora da Ronda Maria da Penha
(Da assessoria/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta