Câmara promove homenagem ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência


Nesta terça-feira (24) será realizada homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. Os deputados Eduardo Barbosa (MG) e Tereza Nelma (AL) estão entre os proponentes do evento, realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, representando 23,91% da população. Os deputados ressaltam as barreiras que impossibilitam a pessoa com deficiência a ter acesso aos seus direitos. E citam a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que traz o significado dessas barreiras: obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa de ter acesso aos seus direitos à acessibilidade.

A data foi oficializada por lei apenas em 2005, mas já era comemorada desde 1982 e foi escolhida por estar próximo do início da primavera, fenômeno que representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência. Neste dia são realizadas diversas atividades e ações que possibilitam a visibilidade das lutas e bandeiras do movimento social e a defesa de uma sociedade sem barreiras e preconceitos.

O evento fará uma homenagem aos atletas parapan-americanos (Lima/2019), com entrega de certificado de Menção Honrosa e contará com a presença do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o deputado Gilberto Nascimento; do vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Filipe Trigueiro Xavier Correia; e apresentação do Grupo Namastê de dança cigana de crianças com deficiência e da banda Goodtime Rock Band, composta por pessoas com autismo.

A homenagem será realizada no Hall da Taquigrafia, no Anexo II, às 17h.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 setembro, 2019 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *