Tereza Nelma indica Solange Jurema para receber homenagem na Câmara


Tereza Nelma indicou Solange Jurema para receber o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher definiu, nesta quarta-feira (12), as cinco agraciadas com o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, na edição de 2019. Uma das escolhidas é Solange Bentes Jurema, indicada pela deputada Tereza Nelma (AL), eleita com o maior número de votos, 11 no total.

Solange Jurema é presidente de honra do PSDB-Mulher e luta pela defesa dos direitos iguais, trabalhando na questão de gênero e na área social. Ela foi a primeira mulher ministra no Brasil, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, ao assumir a Secretaria Nacional de Políticas Públicas Para Mulheres. Entre os anos 1999 e 2002, esteve à frente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

No PSDB, recentemente garantiu a aplicação de 5% dos recursos do fundo partidário em programas de capacitação, incentivo e fomento destinado às candidaturas femininas dentro do partido. Solange também atuou em favor da aprovação da lei que estabeleceu a cota de 30% para as candidatas nas chapas proporcionais e destinação do Fundo Eleitoral. “Por sua dedicação ao protagonismo feminino, será um reconhecimento dessa mulher batalhadora e guerreira quanto à questão da mulher”, afirma Tereza.

O nome dado à premiação é em homenagem a Carlota Pereira de Queirós, que foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Seu mandato foi em defesa da sua classe e de crianças, trabalhando por melhorias educacionais. A iniciativa do diploma Mulher-Cidadã tem como objetivo homenagear cidadãs cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questão de gênero no Brasil.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 setembro, 2019 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *