Tereza Nelma defende melhorias em serviços de atenção à pessoa com deficiência


A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizou nesta quinta-feira (5) audiência pública para debater a concessão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) e meios de locomoção, a pedido da deputada Tereza Nelma (AL), que presidiu a reunião.

No Brasil existem mais de mil estabelecimentos credenciados pelo gestor municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) com o serviço de confecção, adaptação e manutenção das OPMs, 29 estabelecimentos habilitados pelo Ministério da Saúde como oficina ortopédica fixa e 8 oficinas itinerantes, sendo 3 oficinas localizadas no estado de Alagoas.

Tereza Nelma enfatiza que faltam profissionais treinados e habilitados para confeccionar esses equipamentos. Ela lembra que Ministério da Saúde tem se organizado para realizar cursos de formação de profissionais na área, mas nada foi feito. “As oficinas ajudam, mas ainda precisam ser desenvolvidas outras atividades”, disse.

A deputada ressalta que há um grupo de trabalho na Subcomissão de Saúde responsável por apresentar relatório ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com sugestões e possíveis soluções para a diminuição das filas de espera e melhora na qualidade de atendimento nos centros especializados de reabilitação.

“O funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência e a captação de recursos humanos se encontram em defasagem em todo o país. Temos procurado saber onde há profissionais que confeccionem esses produtos e encontramos dificuldade, principalmente no sapateiro exclusivo para fazer esse trabalho” afirma.

Segundo a parlamentar, o país não está preparado para a longevidade, já que hoje são mais de 28 milhões de pessoas idosas e muitas delas precisam de algum acessório para locomoção.

Entre os convidados estiveram o Coordenador-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Angelo Roberto Gonçalves; presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Marco Antônio Carneiro e pós-doutora em Ciências da Reabilitação/Tecnologia Assistiva, Maria Aparecida de Mello que compareceu por meio de videoconferência.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 setembro, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *