Pedro defende pagamento de bolsas do CNPq para estudantes
O deputado Pedro Cunha Lima (PB) saiu em defesa da manutenção de bolsas para estudantes no país. Na semana passada, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que não há recursos para pagar bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a partir de setembro.
Em discurso na tribuna, Pedro citou reportagem do “Fantástico” que mostrou a história de Natália, uma jovem que vive no interior do Piauí. Ela foi medalhista na Olimpíada de Matemática e recebe uma bolsa de R$ 100 como estímulo para avançar nos estudos. “O momento que o CNPQ atravessa vai fazer com que essa bolsa de 100 reais muito possivelmente seja suspensa em breve”, lamenta o deputado.
Cerca de 84 mil bolsistas do CNPq realizam pesquisas em diversas áreas em todo o país. Nesta terça-feira (3), o ministério recebeu autorização para remanejar R$ 82 milhões do orçamento do conselho, o que só garante o pagamento das bolsas até outubro. Esse dinheiro vai sair do fomento às pesquisas, como custeio de insumos e equipamentos.
Pedro alerta que falta dinheiro para as bolsas, mas sobra para o pagamento de privilégios em outros setores. Ele cita o reembolso a gastos de parlamentares em restaurantes, e auxílios pagos a funcionários dos Três Poderes.
“Se o Brasil quebrou, se estamos apertando o cinto para todo mundo, quero saber por que não se aperta o cinto também para o custo da máquina pública”, questionou.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta