Comissão aprova PL que institui programa de prevenção à gravidez precoce


A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou projeto de lei de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) que institui o Programa Nacional de Prevenção à gravidez precoce para promoção de campanhas e debates. A deputada Rose Modesto (MS) foi a relatora do projeto.

Para Mariana, a gestação na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há diversas questões envolvidas: problemas emocionais, sociais e afins. A parlamentar ressalta que é necessário garantir acompanhamento psicológico, com o objetivo de alcançar o pleno cuidado com a saúde da jovem e da criança.

Em seu parecer, a relatora Rose Modesto afirma que não restam dúvidas de que a gestação precoce é um grave problema, tanto no Brasil como no mundo. No entanto, não se pode esquecer que este fato que ocorre em crianças e adolescentes está fortemente associado a violência doméstica e familiar. Assim, é necessário um apoio social a essa criança ou adolescente, e família, com ênfase no fortalecimento de vínculos.

Cerca de 20% dos bebês são filhos de adolescentes. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 1,1 milhões de adolescentes engravidam por ano, e meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 agosto, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *