Comissão de Educação elege os três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro


O deputado federal e presidente da Comissão de Educação na Câmara, Pedro Cunha Lima (PB) presidiu, nesta quarta-feira (14), a reunião que elegeu os três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019. Entre os vencedores estão o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), o educador Jayse Antônio da Silva Ferreira e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Durante a seleção dos vencedores, o presidente da Comissão de Educação da Câmara parabenizou todos os candidatos. “O mais importante é conhecer as várias histórias, todos são merecedores. Todos que chegam à final do Prêmio Darcy Ribeiro têm história na educação e são exemplos para que a gente possa se preencher desse espírito com o intuito de dedicar o nosso melhor a causa que pode transformar o nosso país – a educação”, destacou Pedro.

Neste ano, foram 39 indicados com ações educativas, entre pessoas e instituições. Desse total, 10 ficaram entre os finalistas. Os três mais votados receberão, no dia 29 de outubro, o diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado, em Sessão Solene, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

As indicações – Os deputados autores da indicação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) foram Waldenor Pereira (PT/BA), Professora Rosa Neide (PT/MT), Natália Bonavides (PT/RN), Pedro Uczai (PT/SC), Reginaldo Lopes PT/MG, Rejane Dias (PT/PI), Zeca Dirceu (PT/PR), Rogério Correia (PT/MG), Alencar Santana Braga (PT/SP), José Guimarães (PT/CE), José Ricardo (PT/AM), Margarida Salomão (PT/MG), Maria do Rosário (PT/RS), Marília Arraes (PT/PE) e Patrus Ananias (PT/MG).

O educador Jayse Antônio da Silva Ferreira foi indicado pelo deputado Túlio Gadêlha (PDT/PE). Já a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) foi indicada pela deputada professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO).

O Prêmio – O Darcy Ribeiro de Educação foi instituído em 1998 e regulamentado em 2000. É uma premiação que consiste em conceder o diploma de menção honrosa e outorga de medalha com efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
14 agosto, 2019 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *