A pedido de Lippi, comissão vai debater alcance dos provedores regionais de internet


A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (14) requerimento do deputado Vitor Lippi (SP) que solicita realização de audiência pública sobre a importância dos provedores regionais de internet na ampliação da oferta de banda larga no Brasil,

Uma pesquisa realizada em 2017 pela TIC Domicílios e divulgada pelo Comitê Gestor da Internet chegou à conclusão de que aproximadamente 39% dos domicílios brasileiros ainda não têm acesso à rede mundial de computadores, cerca de 27 milhões de residências. “Na era digital é inconcebível que parte significante da população brasileira ainda esteja sem acesso à internet”, afirma o parlamentar. De acordo com o Banco Mundial, a cada 10% de aumento na penetração de banda larga, há um aumento de 1,2% no PIB. No ano de 2018, os provedores locais promoveram 83% dos novos acessos em banda larga fixa em todo o país.

Para Lippi, atividades diárias como estudos, trabalhos, transações financeiras, entre outros, são realizadas por meio da internet e quem não tem acesso acaba ficando para trás, reduzindo suas oportunidades em diversos setores. “Precisamos debater a importância desse trabalho bem como meios de promover o apoio necessário para o crescimento destes provedores que prestam importante serviço, garantindo competitividade por meio da inclusão digital no Brasil”, ressalta o tucano.

A audiência terá como convidados representantes da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (ABRINT), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Economia (ME) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 agosto, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *