PL de Célio Silveira promove cadastro nacional de doação de medula óssea


O deputado Célio Silveira (GO) apresentou projeto de lei que trata da incorporação voluntária de empregados privados e servidores públicos no cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) no ato da realização dos exames admissionais, demissionais e periódicos.

O profissional responsável pela solicitação de exames deverá informar sobre a possibilidade de inclusão de dados do trabalhador no Cadastro Nacional.

“O grande desafio enfrentado por aqueles que necessitam do transplante é a busca por doadores compatíveis. Desta feita, a medida apresentada nessa proposição visa fomentar o aumento do número de cadastros e amplia, consequentemente, as chances do paciente que precisa receber essa doação encontrar um doador compatível” destaca o parlamentar.

A proposta legislativa tem por objetivo ampliar o número de doadores de medula óssea cadastrados no Redome, que é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e está vinculado ao Ministério da Saúde, recebendo os dados de Hemocentros Regionais – Bancos de Sangue Públicos.

O transplante de medula óssea é proposto para a cura e controle de algumas doenças que afetam as células sanguíneas, como as leucemias e linfomas. O procedimento consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária, por células normais da medula óssea, reconstituindo uma nova medula saudável.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 agosto, 2019 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *