Plenário aprova texto-base do projeto que regulamenta vaquejada


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 402 votos a 34, o texto-base do projeto de lei que regulamenta algumas práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil (PL 8240/17). A votação dos destaques que podem alterar pontos do texto ocorrerá em outro dia.

A proposta regulamenta a emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional (EC 96) que, dentre outros pontos, reconhece a vaquejada como um bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

O deputado Lucas Redecker (RS) defendeu a regulamentação de vaquejadas, rodeios e provas de associações de raça. Ele afirmou que essas atividades movimentam a economia e geram empregos, especialmente no Rio Grande do Sul. “O maior interessado no cuidado, no bem-estar dos animais que praticam vaquejada, é o próprio proprietário, que zela pelo seu animal, para que ele esteja em condições de ter o melhor desempenho”, explicou.

A vaquejada se reinventou e hoje tem condições de evitar maus-tratos aos animais, disse o deputado Adolfo Viana (BA).  “É importante que aqueles que julgam sem conhecer passem a se informar para que não façam um juízo de valor equivocado da nossa cultura e do nosso esporte”, completou.

Além de ser uma fonte de lazer, a vaquejada é um esporte que movimenta milhares de pessoas no país, acrescentou o deputado Rodrigo de Castro (MG). “E nós sabemos que hoje ela evoluiu muito. Há uma preocupação com a proteção aos animais, como também aos rodeios.”

Por sua vez, o deputado Celso Sabino (PA) alertou para os perigos da prática. Segundo o tucano, a tendência internacional é de mudança, como no caso da Espanha, país das touradas. “A Espanha vem sendo criticada por ambientalistas e por setores, inclusive econômicos, do mundo inteiro em virtude de um evento que ali acontece, no qual vários animais são maltratados”, lamentou.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 julho, 2019 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *