Lucas Redecker propõe Cadastro Nacional com ocorrências e inquéritos policiais


Em uma iniciativa para ajudar no combate à criminalidade, o deputado Lucas Redecker (RS) apresentou projeto de lei que cria o Cadastro Nacional da Persecução Penal (CNPP). A criação de um banco de dados compartilhado pelos órgãos de segurança com informações de investigados e condenados por crimes vai ajudar na identificação de suspeitos e em investigações criminais.

O CNPP manterá informações dos registros de ocorrências, dos inquéritos policiais, das denúncias oferecidas pelo Ministério Público, do Processo Penal instaurado, da condenação e da execução da pena. O banco de dados otimizará o sistema criminal ao permitir a identificação de indivíduos que cometeram delitos em diferentes estados e estiverem soltos.

Redecker alerta que, em 2018, mais de 50 mil pessoas foram mortas de forma violenta, de acordo com dados do Ministério da Justiça. “Outras modalidades de crimes, como os contra o patrimônio e os crimes sexuais contra crianças e adolescentes seguem na mesma toada”, lamenta o deputado.

Atualmente não existe um sistema organizado para o compartilhamento de informações criminais. Por isso, os profissionais da segurança pública enfrentam dificuldades na busca por dados de suspeitos que tenham registro em outros estados da federação.

 (Reportagem: Letícia Christie / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 julho, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *