Comissão especial aprova reforma da Previdência com apoio de tucanos


A comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) aprovou nesta quinta-feira (4) o texto elaborado pelo relator, deputado Samuel Moreira (SP). Os representantes do PSDB na comissão votaram favoravelmente à proposta. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciou que a reforma da Previdência começará a ser analisada no Plenário na próxima terça-feira (9).

O país vive em uma crise econômica e social, herança deixada pelos governos petistas, alerta o deputado Vitor Lippi (SP). São milhões de desempregados, jovens sem perspectivas, população endividada. “Temos uma possibilidade de recuperar o Brasil, mas ela passa por uma nova Previdência. Todos sabemos a gravidade da situação, e nós estamos aqui dispostos a fazer mudanças”, explicou.

O atual sistema previdenciário é injusto e deficitário, ressalta o deputado Rodrigo de Castro (MG). As gerações futuras estão sendo sacrificadas, e os investimentos no país estão estrangulados. Chegou a hora de encarar o desafio, avalia o deputado. “A espinha dorsal dessa reforma da Previdência é a justiça social: quem ganha mais contribui com mais e quem ganha menos contribui com menos, será menos sacrificado”, explicou.

O avanço da reforma só tem sido possível com a busca pelo consenso e o apoio da população, avalia o deputado Eduardo Cury (SP). Segundo ele, a construção do relatório garante uma ampla reforma. “A reforma da Previdência não vai gerar emprego no outro dia, mas vai melhorar o Brasil, vai tirá-lo da quebradeira”, completou.

Como regra transitória para todos os trabalhadores, Moreira propõe idade mínima de 65 anos se homem e 62 se mulher, com tempo de contribuição de pelo menos 20 e 15 anos, respectivamente. No caso dos servidores públicos da União, o tempo de contribuição previsto é maior, de 25 anos, e cumulativamente pelo menos 10 anos no serviço público e 5 no cargo para ambos os sexos.

Compartilhe:
4 julho, 2019 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *