25 anos do Plano Real: controle da inflação e estabilidade marcaram o país, destacam tucanos


Há 25 anos, em 1º de julho de 1994, começava a circular no país o real, a nova moeda que transformaria a economia brasileira. Após anos de inflação nas alturas, a equipe liderada por Fernando Henrique Cardoso desenhou um plano que fosse capaz de conter a alta dos preços.

“Foi uma grande conquista do Brasil e dos brasileiros. O Plano Real, criado pelo PSDB de Fernando Henrique Cardoso, trouxe estabilidade econômica, domou o dragão da inflação e deu oportunidade a todas as pessoas de planejar suas compras sem se preocupar com a mudança diária de preços”, afirmou o deputado Beto Pereira (MS).

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial, chegou a atingir 2.477,15% em 1993. O poder de compra do trabalhador diminuía a cada dia, e a população convivia com uma corrida aos supermercados para garantir os alimentos da família.

Não era difícil ver funcionários de lojas remarcando os preços dos produtos diariamente. “Quem viveu essa época sabe que coube a Fernando Henrique Cardoso a tarefa de trazer estabilidade econômica ao país. O objetivo principal do Plano Real era o controle da hiperinflação, e o sucesso do plano trouxe de fato estabilização econômica efetiva”, lembrou a deputada Shéridan (RR).

A deputada Mariana Carvalho (RO) ressaltou que hoje o brasileiro vive uma realidade muito diferente, com a meta de inflação em 4,25% para 2019. “O Real permitiu o controle dessa hiperinflação e possibilitou que novos itens pudessem chegar à mesa dos brasileiros. Que possamos respeitar a história e nos lembrar que sem essa medida nenhuma outra ação social teria obtido sucesso”, declarou.

Quatro meses antes da chegada do real, o país adotou a Unidade Real de Valor (URV), no valor de CR$ 647,50, para contratos firmados. Em julho, o real entrou em cena e foram adotadas medidas para garantir a estabilização dos preços.

 (Da redação)

Compartilhe:
1 julho, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *