Em sessão solene, Bia Cavassa ressalta importância da preservação do meio ambiente


A Câmara dos Deputados realizou nessa terça-feira (18) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data foi instituída pela ONU e tem como objetivo provocar reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

A deputada Bia Cavassa (MS), que é titular na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cita que no Pantanal, desde pequenas as crianças aprendem a importância da preservação do meio ambiente. “Esse é o segredo da nossa convivência harmoniosa com a natureza, pois estamos lá há mais de 300 anos ocupando esse espaço e aproveitando os recursos naturais disponíveis, sem agredir ou poluir o meio ambiente pantaneiro”.

 Bia lembra também de uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil, o assoreamento do Rio Taquari, que até hoje carece de solução urgente, já que boa parte da planície está alagada, trazendo extrema dificuldade de locomoção na área.

“A tragédia do Taquari também nos ofereceu mais uma valiosa lição de que não adianta apenas cuidarmos da nossa casa, é extremante necessário que todos façam a sua parte. Não adiantou o homem pantaneiro conviver harmoniosamente com o pantanal durante todo o tempo de sua permanência neste meio ambiente, pois quem estava fora do Pantanal, quem estava no entorno, nas fronteiras deste importantíssimo bioma não fez a sua parte, e hoje conhecemos todas as consequências ruins destas ações, todos nós estamos diretamente conectados” ressalta a tucana.

Os municípios de Jardim e Bonito, também localizados no Mato Grosso do Sul, conhecidos por suas águas límpidas e cristalinas, estão ficando escuras e turvas por conta do desmatamento o serrado que está ocorrendo a quilômetros de distância desses pontos turísticos. “Vamos refletir sobre isso e agir de forma diferente para não cometer os mesmos erros, o que está acontecendo em Bonito e Jardim já aconteceu no Pantanal, no Taquari, todos estamos conectados, jamais se esqueçam disso” complementa a parlamentar.

(Reportagem: Letícia Christie / Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
19 junho, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *