Eduardo Barbosa é homenageado pela Marinha do Brasil


O deputado federal Eduardo Barbosa (MG) foi homenageado nesta terça-feira (11) com a comenda da Ordem do Mérito Naval no Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar, oferecida pela Marinha do Brasil em cerimônia realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. Na ocasião, foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Naval a 180 personalidades civis e militares que prestaram serviços relevantes à Marinha e a sete instituições.

A Medalha da Ordem do Mérito Naval, criada pelo Decreto nº 24.659, de 11 de julho de 1934, destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham se distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações e personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, que tiverem prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia e foi recepcionado pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e pelo Comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior.

Foram condecorados no grau de Grande Oficial dos Ministros: Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; Relações Exteriores, Ernesto Araújo; Economia, Paulo Guedes; Infraestrutura, Tarcício Gomes; Agricultura, Tereza Cristina; Cidadania, Osmar Terra; Saúde, Luiz Henrique Mandetta; Meio Ambiente, Ricardo Salles; Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; Controladoria Geral da União, Wagner Rosário; Secretaria de Governo da Presidência da República, Santos Cruz; e Advogado-Geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça. Além disso, foram agraciados a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge e o Chefe de Gabinete da Presidência da República, Pedro César Nunes.

Na categoria instituições, as seguintes organizações militares foram agraciadas: Comando Militar do Sul, Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Diretoria de Administração da Marinha, Comissão de Promoções de Oficiais da Aeronáutica, Centro de Misseis e Armas Submarinas da Marinha, Sociedade Amigos da Marinha e Yacht Clube da Bahia.

Batalha Naval do Riachuelo

A solenidade ocorreu durante a cerimônia comemorativa ao Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. A Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na Argentina. Na época, o Paraguai, sem conexão com o mar, buscava o controle da Bacia do Prata, que representava a saída para o Oceano Atlântico. Na manhã daquele dia, a Força Naval Brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, encontrava-se nas proximidades da cidade de Corrientes. Os brasileiros avistaram a esquadra paraguaia – com 14 embarcações – que descia o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam o momento do ataque. Seguiu-se um primeiro e rápido combate e, junto à foz do Riachuelo, em um trecho de difícil navegação, foi travada a batalha decisiva. O Almirante Barroso, com sua esquadra, conseguiu afundar quatro embarcações inimigas, dando fim à batalha e consagrando a vitória ao Brasil.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
13 junho, 2019 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *