Deputados defendem candidatura de Cânions do Sul a Geoparque da Unesco


O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, oficializou o apoio do Governo Federal para que a Unesco reconheça o projeto “Caminhos dos Cânions do Sul”, localizado entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como um geoparque mundial. O anúncio ocorreu durante audiência com lideranças dos dois estados, que foram ao encontro do ministro para pedir apoio ao pleito.

O deputado federal Lucas Redecker (RS), acompanhado de Geovania de Sá (SC) e Ronaldo Santini (PTB-RS), destacou a importância que essas belezas naturais únicas tem na atração de turistas e, consequentemente, para economia de várias regiões dos dois estados. A audiência também foi acompanhada pelos prefeitos de Cambará do Sul, José Silvestre Schamberlaen, e de Praia Grade, Henrique Matos Maciel. A expectativa é de que após a certificação do órgão, o local receba seis vezes mais turistas, saindo de 250 mil para cerca de 1,5 milhão de visitantes.

O pleito será apresentado pelo ministro em reunião a ser realizada com o órgão das Nações Unidas na próxima semana, em Paris, na França. “A gente vai ter o maior prazer e empenho em poder emplacar esse geoparque lá na Unesco. Se depender do Ministério do Turismo, essa beleza natural brasileira receberá o selo da Unesco, que comprova que este sítio é um verdadeiro patrimônio natural, cultural e material, gerando emprego e renda para a população, além é claro de estimular o turismo na região”, destacou Marcelo Álvaro Antônio.

Situada entre sete municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região turística possui uma área de 2.830 quilômetros quadrados, que contempla patrimônios geológicos e paisagens de relevância geológica internacional. Além disso, o local abrange ecossistemas de destaque no Brasil e conta com um rico patrimônio cultural, representativo dos diferentes povos que moram naquela região.

Ao conceder o título de geoparque, a Unesco zela pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental dessas áreas, promovendo também o envolvimento dos moradores da região. Na 38ª Conferência Geral da Unesco (2015), os estados membros ratificaram a criação do selo geoparques mundiais, o que mostra a importância acordada pelos governos à gestão dos sítios e paisagens geológicas excepcionais.

Com o reconhecimento do organismo internacional, essas áreas ampliam a capacidade turística da região. Atualmente, no Brasil, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação da Unesco. No mundo, há 147 geoparques titulados pela UNESCO, em 41 países.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
13 junho, 2019 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *