Vitor Lippi participa de homenagem aos 111 anos da imigração japonesa


Nesta terça-feira (11) foi realizada Sessão Solene na Câmara em homenagem aos 111 anos da Imigração Japonesa. O deputado Vitor Lippi (SP) esteve presente e fez a menção honrosa ao embaixador do Japão no Brasil, o senhor Akira Yamada.

“Homenagem, gratidão e reconhecimento pela dedicação, trabalho e relevantes serviços prestados em prol da relação bilateral e diplomática entre o Brasil e Japão, e por toda a colaboração e intercâmbio que tem promovido o desenvolvimento e o crescimento para as duas nações”, disse Lippi em seu discurso.

O parlamentar cita que os primeiros grupos de famílias trouxeram ao Brasil seus valores, cultura e a coragem para iniciar a vida nessa terra nova. Começando assim um ciclo importante de trabalho de desenvolvimento.

Vitor cita que é um privilégio o Brasil ser o país com mais descendentes de japoneses fora do Japão. O país oriental é exemplo da qualidade de seus produtos, mas principalmente qualidade dos valores do seu povo, que soube superar uma guerra e virou referência em educação, tecnologia, inovação e respeito ao meio ambiente. “É sem sombra de dúvidas um país que tem melhorado muito o mundo, e o Brasil recebeu muitos investimentos e parcerias dos japoneses, e hoje o nosso sentimento nesses 111 anos de migração é de agradecimento” afirma.

Hoje no Brasil existem aproximadamente 2 milhões de nipo-descendentes, a maior comunidade do mundo. No Japão, estão cerca de 170 mil brasileiros que fortalecem ainda mais os laços. Os dois países também têm vários projetos e parcerias como o PRODECER (Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados); USIMINAS (Siderurgia); ALBRAS – Alumínio Brasileiro (NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd.); CENIBRA – Celulose Nipo-Brasireira S.A (Celulose); ISHIBRAS – Ishikawajima Do Brasil Estaleiros S.A (Construção Naval).

(Reportagem: Letícia Christie / Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
11 junho, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *