Em debate na Assembleia, Pedro Cunha Lima defende universidades federais


O deputado federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Pedro Cunha Lima (PB), pediu apoio dos deputados estaduais paraibanos para manter a autonomia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e garantir os recursos necessários a sua manutenção. O parlamentar participou de audiência pública na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (27), para discutir cortes nos orçamentos das instituições federais de ensino superior, e defendeu a manutenção dos recursos para as universidades públicas federais.

“Nós precisamos nos unir para conseguir reerguer essa nação. Eu já disse que não é o dinheiro que sobra na universidade que está sugando o dinheiro da creche. Não concordo com a forma que foi feita o contingenciamento, pois as universidades públicas prestam um serviço essencial para o país. As universidades brasileiras estão no topo das produções de patentes. Na Comissão de Educação estamos buscando saída para descontigenciar esses recursos, pois entendo que existem outros caminhos para economizar. Aproveito ainda para pedir apoio dos deputados estaduais para evitar o desmonte que vem passando a UEPB. É preciso garantir a autonomia da instituição estadual, assim como lutamos pelas instituições federais”, defendeu Pedro.

Segundo Pedro, na comissão de Educação existe um esforço para que o Governo Federal não instrumentalize o MEC para abordar temas ideológicos. “Isso não vamos aceitar. O MEC tem que tratar de assuntos como a qualificação de professores, abertura e manutenções de creches e de melhoria do ensino no país. Então quando o governo quiser discutir esses temas terá a nossa atenção e apoio, mas não estou disposto a debater outro tipo de assunto ideológico”, afirmou.

A audiência foi proposta pelo deputado Ricardo Barbosa (PSB) e contou com parlamentares estaduais, federais, reitores das instituições de ensino superior, professores e alunos.

Primeira infância – Durante pronunciamento, Pedro reafirmou seu propósito na política que é trabalhar pela primeira infância. “Negamos oportunidades para quem não tem condições favoráveis de crescimento. É isso que temos que rever. O Brasil tem que oferecer uma educação de qualidade e igual para todos. Apesar dessa minha defesa, estamos dispostos a discutir e evitar esse contingenciamento para as instituições federais de ensino superior”, garantiu.

O deputado destacou ainda que o Brasil vive um drama econômico agravado nos últimos anos, fazendo com que a economia esteja colapsada. “O ajuste fiscal é necessário. A gente não pode ter debate isolado, temos que ter debates sistêmicos. Temos compromissos maiores para com o país, além de lutas particulares. Então, essa nossa luta pelo descontigenciamento é importante, mas temos outros compromissos de mesmo modo relevante para o Brasil”, disse.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
30 maio, 2019 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *