Rose Modesto questiona bloqueio de verbas para a educação
A deputada Rose Modesto (MS) afirmou nesta segunda-feira (13) que o momento é delicado na educação brasileira. Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da rádio Capital FM, a tucana falou sobre o corte de 30% no orçamento de universidades e institutos federais.
“Estamos vivendo um momento delicado quando o assunto é educação no nosso país. Percebemos uma instabilidade dentro do Ministério da Educação (MEC), onde houve várias trocas de profissionais, e que acabou não dando sequência ao planejamento para a educação” afirmou a parlamentar.
Rose destaca que nem o próprio ministério tem noção do impacto negativo do anúncio de bloqueio. A deputada conversou com os reitores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e disse que eles não receberam um comunicado do governo e estão em momento de preocupação e angústia.
Nesta quarta-feira (15), a Comissão de Educação da Câmara irá receber o ministro Abraham Weintraub. Vice-presidente do colegiado, Rose afirma que a esperança dos parlamentares é sensibilizar o ministro para que volte atrás no bloqueio.
“Temos esperança e expectativa de que o Congresso tenha a força necessária, independentemente de questões partidárias, de questões ideológicas, mas a educação deve ser bandeira de todo mundo”. Ela acrescenta que o investimento em educação reduz os gastos em outros setores, como segurança pública e saúde.
(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta