Daniel Trzeciak lamenta corte no orçamento de universidades e institutos federais


O deputado Daniel Trzeciak (RS) se posicionou contrário ao corte de 30% no Orçamento das instituições de ensino superior anunciado pelo MInistério da Educação. Universidades e institutos federais de todo o país foram atingidos pela tesourada que, segundo o MEC, poderá ser revista no segundo semestre.

Para o deputado gaúcho, trata-se de uma triste notícia. “Com a educação não se brinca. Apoio um ensino superior de qualidade, porque é ele que injeta na economia o ânimo necessário para o desenvolvimento. Cuidar bem do nosso patrimônio intelectual é projetar um futuro qualificado, é gerar cidadania plena para a nossa população”, afirmou Trzeciak.

O anúncio de corte no orçamento para todas as instituições ocorreu depois das reações críticas ao corte da verba de três universidades que tinham sido palco de manifestações públicas: UnB, UFBA e UFF. Em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que “universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia terão verbas reduzidas”.

Para Trzerciak, as ações do MEC não podem diminuir a luta de sobrevivência das universidades, mas devem impulsionar conhecimento. “Educação não tem bandeira e não vive de cores partidárias. É pauta nacional de interesse suprapartidário. Até mesmo porque temos instituições que passam ao largo dessa briga política e realizam ações de fundamental importância para a sociedade”, afirmou o parlamentar, ao citar unidades gaúchas como a UFPel, FURG e o IFSul.

De acordo com o deputado, pesquisadores e professores de grande renome nasceram e foram lapidados nessas instituições. “Isso é motivo de orgulho para nós. Falei pessoalmente com o reitor Pedro Hallal, e dividi minha preocupação com o horizonte nebuloso do ensino superior no Brasil. Quero, aqui, dizer que pautarei minhas ações em Brasília contrariamente aos cortes nas universidades federais. Precisamos delas para o progresso”, reforçou.

(Reportagem: Djan Moreno)

Compartilhe:
6 maio, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *