Previdência: relatório será construído com diálogo e unidade, afirma Moreira


O relator da comissão especial da Reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (SP), afirmou nesta terça-feira (30) que o sistema previdenciário precisa funcionar como um seguro para a perda de capacidade laboral na velhice. Para isso, ressaltou que é necessário existir uma idade mínima para o acesso ao benefício.

“Temos que nos preparar e ter um sistema que nos abrigue na terceira idade. É o sistema de Previdência, que precisa ter uma idade mínima. Não é para qualquer um. A Previdência é um seguro contra a perda de capacidade laboral na velhice. Pois vamos perdendo a capacidade de trabalho com a idade”, explicou.

O parlamentar disse que está trabalhando inicialmente com os conceitos gerais da reforma e que pretende seguir a meta estabelecida pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), de levar a reforma à votação em plenário até o final do primeiro semestre. Na comissão, Samuel Moreira afirma que a apresentação de seu relatório ocorrerá depois de entendimento produzido com todos os deputados da comissão e líderes partidários.

Em entrevista, o deputado ainda demonstrou sua preocupação em relação à integralidade (aposentadoria no valor do último salário) e à paridade (reajuste para os inativos igual ao dos ativos). “É preciso conversar muito sobre essa questão da integralidade”, afirmou. Segundo ele, receber o mesmo valor de quando estava trabalhando é válido para salários menores, mas no caso de quem está no teto do funcionalismo, por exemplo, precisa ser conversado.

Ainda de acordo com o deputado, o plano de trabalho da comissão será apresentado na terça-feira (7).

A comissão especial foi instalada na última quinta-feira (25). O deputado Marcelo Ramos (PR-AM) foi eleito presidente do colegiado com 40 votos e designou como relator o deputado Samuel Moreira.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 abril, 2019 Destaque2, Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Previdência: relatório será construído com diálogo e unidade, afirma Moreira”

  1. José Roberto Lima Cunha disse:

    O Salário dos aposentados do serviço público devem ter um teto estabelecido dentro de patamares viáveis e em consonância com a realidade econômica nacional.
    Ainda que seja diferenciado do teto estabelecido para a iniciativa privada, dado à diferença na legislação que rege o setor público, é preciso que se tenha bom senso e se chegue a uma condição realista.

  2. Anselmo de Bona Mello disse:

    Sou filiado ao PSDB. Até concordo com a Reforma em alguns aspéctos, sobretudo daqueles que mais ganham. Agora cortar valores de pobres é um assalto. Ex: a aposentadoria por idade se o texto original for aprovado será um assalto: Irei completar no ano que vem 65 anos de idade. Tenho 28 anos de contribuição, sendo 11 deles pago com o valor do teto. Cauculos pela lei vigente me garantem em setembro de 2020, R$ 3.373,00. Se passar isso que esta aí irei me aposentar com pouco mais de 2 mil reais. Isso é corte de privilégio, ou uma Chacina. O PSDB precisa sair deste elitismo. Precisa correr deste governo de malucos. Já viram militares e banqueiros ajudar alguém?

  3. Neli Faria disse:

    Sou a favor da Reforma da Previdência, mas, o que os Senhores estão fazendo pelos “quase idosos”?A partir dos 40 anos se a pessoa fica desempregada, vai viver como? Há um preconceito das empresas em empregar o maior de 40 anos.A Senadora Mara Gabrile justo ou não, olha para os PNE, mas, e pelos “quase idosos”?Andem pelas ruas e verifiquem que o desempregado acima dessa idade não tem esperança.Quota para os acima de 40 anos,já. Como tem para os PNE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *