Adolfo Viana solicita informações sobre obras de Central de Geração Eólica na Bahia


A Comissão de Minas e Energia analisará requerimento apresentado pelo deputado Adolfo Viana (BA) com pedido de informações ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre o estado das obras de implantação da Central de Geração Eólica Casa Nova (CGE Casa Nova), no estado da Bahia. Os dados ajudarão os parlamentares a compreender melhor o atual estado das negociações e do andamento das obras.

De acordo com dados da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e de informações apuradas em auditoria do Tribunal de Contas da União, as obras da Usina de Casa Nova I ainda estão suspensas aguardando questões contratuais com possíveis empresas interessadas em assumir as obras restantes. 

O leilão de concessão foi realizado em 2010, mas as obras estão paralisadas desde 2014, pois a empresa do consórcio construtor está em recuperação judicial.  No mesmo ano, a Chesf rescindiu o contrato e lançou consulta ao mercado para contratação de um novo fornecedor. Em 2017 as obras da linha de transmissão da Casa Nova I e o sistema de transmissão associado, usado para o escoamento da energia dos parques eólicos Casa Nova II e III, foram concluídas.

O parlamentar afirma que é necessário o fomento de novas fontes de energia renovável e construção de plantas de geração de energia eólica pelo país. E completa que “o planejamento, em seu projeto original, compreende na construção de três parques eólicos e uma série de equipamentos de transmissão e integração à rede de distribuição elétrica do país”. Foram entregues apenas dois dos três parques previstos.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 abril, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *