Ruy Carneiro participa de homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer


O deputado Ruy Carneiro (PB) participou nesta terça-feira (9) de sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. O parlamentar, que já coordenou a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, afirmou que seu mandato está aberto ao trabalho em favor dessa causa que merece ações urgentes.

“Para contribuir com o debate, compartilho algumas experiências como presidente da Frente Parlamentar. Em parceria com o Instituto Oncoguia fizemos a cartilha do paciente com câncer, que foi distribuída em meu estado e que teve um importante impacto positivo. Enviamos correspondência a câmaras municipais e assembleias legislativas em todo o Brasil sugerindo a criação de uma frente parlamentar no âmbito dessas casas, o que resultou em iniciativas semelhantes à nossa nos estados e municípios”, lembrou Ruy, da tribuna.

O parlamentar afirmou que uma reedição da cartilha do paciente está sendo preparada. Além disso, Ruy acredita que há uma receptividade do Ministério da Saúde em relação ao tema. “Estive há poucos dias com o ministro Mandetta no hospital Napoleão Laureano, na Paraíba, e ele se mostrou muito solicito com essa pauta. Temos um campo fértil de trabalho pela frente”, afirmou.

Relatório da ONU mostra que em 2018 mais de 9 milhões de pessoas morreram em todo o mundo vítimas de algum tipo de câncer. Até 2030, esta deve ser a principal causa de morte no planeta. Especialistas alertam que esses números poderiam ser menores se a doença fosse detectada mais cedo.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrada anualmente em 8 de abril. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

(Reportagem: Djan Moreno)

Compartilhe:
9 abril, 2019 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *