Abi-Ackel participa de reunião com Sérgio Moro sobre pacote anticrime


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, participou nesta terça-feira (9) de reunião do grupo de trabalho que analisa o pacote anticrime apresentado por ele ao Congresso. O deputado Paulo Abi-Ackel (MG), que representa o PSDB no colegiado, afirmou que foi um encontro produtivo, no qual os parlamentares apresentaram importantes sugestões à proposta.

De acordo com Abi-Ackel, o pacote anticrime ainda ser aperfeiçoado e a discussão com Moro é essencial.

“É o nosso dever promover ajustes, fazer debates, buscar consensos, visando aprovar o texto. Mas, sem dúvida, é importante sugerir ao poder Executivo novas e boas políticas, visando a segurança do cidadão de bem que fica preso enquanto os bandidos estão soltos”, declarou.

Três projetos compõem o chamado pacote anticrime. Um deles propõe alterações nos códigos Penal e de Processo Penal; outro tipifica o crime de caixa 2 no Código Eleitoral. Já o terceiro determina que o julgamento de crimes comuns relacionados às eleições seja feito pela Justiça comum, inclusive o de caixa 2.

De acordo com o parlamentar, é necessário fazer investimentos em política penitenciária, como ampliar o número de vagas e melhorar as condições para os presos. O parlamentar sugeriu, durante a reunião, que haja uma separação dentro das penitenciárias, entre os detentos que cometeram crimes menores daqueles criminosos mais perigosos.

 “Nas celas dos presídios superlotados eles aprendem novas e mais sofisticadas técnicas de crimes. Portanto há uma ponderação no sentido de atender o ministro com a sua proposta de tornar mais rigorosa a legislação, mas há também uma ponderação feita no sentido de exigir investimento para a melhoria das condições penitenciárias”, disse o tucano.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 abril, 2019 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *