Tereza Nelma destaca luta pela inclusão e reabilitação de autistas


A deputada Tereza Nelma (AL) participou nesta terça-feira (2) de sessão solene realizada pela Câmara em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, data estabelecida pela ONU em 2007. 

A tucana, que tem um histórico de lutas em defesa das pessoas com o transtorno do espectro autista, ressaltou que é preciso continuar levantando a bandeira da convivência.

“A sociedade precisa que no condomínio, nas ruas, no ônibus, em aeroportos, shoppings, escolas e hospitais existem sim pessoas autistas. Precisamos ter essa convivência”, disse.

A parlamentar ressaltou que é chegado um tempo em que mães e pais não precisam mais esconder seus filhos, mas trabalhar a inclusão.

Como vereadora em Maceió, Tereza foi autora da lei que tornou obrigatório a priorização do atendimento a pessoas autistas. Pela iniciativa, a capital de Alagoas passou a adotar a inclusão do símbolo internacional do autismo nas placas de atendimento prioritário de estabelecimentos públicos e privados.

“Temos que continuar nessa luta. Hoje as famílias são mais respeitadas quando vão, por exemplo, ao banco com suas crianças”, afirmou.

Tereza afirmou que tem buscado junto ao Ministério da Saúde garantir que as pessoas autistas estejam incluídas em programas especiais e tenham atendimento e reabilitação garantidos.

Durante a sessão solene, se apresentou ao plenário o coral “Uma Sinfonia Diferente”, formado por crianças autistas, sob a regência da fundadora do projeto, Professora Ana Carolina Steinkops. Também se a Banda Time Out, composta por jovens autistas.

 

 

Compartilhe:
2 abril, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *