Barbosa quer debater saúde dos professores diante da reforma da Previdência


O deputado Eduardo Barbosa (MG) solicitou à Comissão de Educação a realização de audiência pública para debater a saúde do professor diante da reforma da previdência. O pedido será analisado pelo colegiado em reunião nesta quarta-feira (3).

De acordo com o tucano, reportagens apontam que 69% dos professores brasileiros faltam ao trabalho por problemas de saúde. Ansiedade, estresse, problemas na voz, são alguns dos relatos feitos sobre a rotina que os desgastam física e emocionalmente.

O parlamentar mineiro cita uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), segundo a qual 17,7% dos professores do Brasil sofrem com problemas vocais, 14,6% com problemas respiratórios e 14,5% com problemas emocionais.

Barbosa explica que a intenção é discutir as novas regras propostas para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que definem a idade e o tempo de contribuição dos professores para ambos os sexos, de 60 anos de idade e 30 anos, respectivamente, na educação infantil e no ensino fundamental e médio.

Atualmente, o tempo de contribuição previsto em lei para os docentes é de 25 anos para mulheres e de 30 anos para homens.

“Frente a essa intenção de mudança na lei, a saúde do professor deve ser discutida com muito cuidado, guiados pelo critério da razoabilidade do dever funcional e da saúde do profissional, numa perspectiva da carreira. No cenário atual, o quadro do magistério já apresenta muitos problemas laborais que necessitam ser reconhecidos para avançar na discussão”, escreveu o deputado.

(Cristiane Noberto)

Compartilhe:
1 abril, 2019 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *