Pedro Cunha Lima destaca necessidade de valorização dos professores
A Câmara homenageou nesta terça-feira (26), em sessão solene, o Dia do Piso Salarial dos Professores, celebrada originalmente em 23 de março. O presidente da Comissão de Educação, deputado Pedro Cunha Lima (PB), participou da solenidade e destacou a formação profissional e a valorização do professor.
O tucano afirmou que o principal recurso de qualquer país são as pessoas e, nesse sentido, o professor é um instrumento de resgate e de estimular potencialidades. “E quanto maior a desigualdade social, mas relevante, fundamental e decisiva a valorização do professor”, alertou.
Na avaliação do deputado, a bancada da educação tem se mostrado ainda mais mobilizada. Ele acredita que chegou o momento de maior valorização dos docentes, o que inclui salários melhores. “Além disso há a necessidade de traçar um novo paradigma para a atratividade da carreira do professor. Não existe solução para as demandas do país sem atrair os que mais se empenham e se preparam para um projeto de vida em sala de aula. A educação é o instrumento mais eficaz, talvez o único, para gerar as oportunidades necessárias que permitam que cada ofereça o melhor do que há em si”, ressaltou.
Atualmente, o piso salarial do magistério é de R$ 2.557,74. Esse valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais das redes públicas de Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. Ele segue o padrão dos anos anteriores, conforme o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro.
(Reportagem: Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta