Lucas Redecker destaca importância de mais autonomia no lançamento da Frente do Pacto Federativo


A Frente em Defesa do Pacto Federativo foi lançada nesta semana com o intuito de debater redistribuição financeira e a participação dos entes federativos. O deputado Lucas Redecker (RS) esteve presente e destacou a importância de mais autonomia e recursos aos municípios.

“Nós queremos mudar a regra injusta de que tudo que se arrecada vem pra Brasília, pois a vida das pessoas acontece no município. É saúde, educação, é o buraco na frente de casa. Nós temos que dar mais autonomia e recursos para os municípios. Nós estamos aqui começando uma luta para modificar esta realidade”, disse.

O presidente do colegiado, deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE), destacou que antes da promulgação da Constituição Federal, cerca de 70% do que se arrecadava ficava sob a responsabilidade dos estados e municípios. Hoje, porém, cerca de 55% desses recursos ficam com a União. Apenas aproximadamente 20% retornam aos estados, que têm o dever de atender necessidades básicas, como saúde, educação e infraestrutura com esse recurso.

A frente contou com a adesão de 10 outros deputados do PSDB além de Redecker.

(Cristiane Noberto)

Compartilhe:
15 março, 2019 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *