PL de Roberto Pessoa institui Programa de Dessalinização e Segurança Hídrica


O deputado Roberto Pessoa (CE) apresentou nesta terça-feira (12) um projeto de lei que institui o Programa Nacional de Dessalinização e Segurança Hídrica. Com a medida, inspirada no modelo israelense de aproveitamento de água salgada para consumo humano, o tucano avalia que será possível resolver a problemática da falta de água no país, em especial no semiárido nordestino.

De acordo com a proposta, as diretrizes do programa serão compostas por um Conselho Nacional, que será formado pelos Ministérios do Desenvolvimento Regional; da Economia; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Infraestrutura; da Agricultura e do Meio Ambiente.

Antes de protocolar o projeto na Câmara, Roberto Pessoa esteve em Brasília no domingo (13), onde encontrou embaixador de Israel, Yossi Shelley, para tratar da proposta.

“No encontro, apresentei a proposta e reforcei a grande dificuldade do povo nordestino na luta pela água. Caso aprovado, este programa vai focar na dessalinização das águas das áreas litorâneas do Nordeste para abastecimento das cidades que ficam no entorno. Resolve a questão do abastecimento nessas regiões e ainda possibilita que a água do interior não precise ser ‘dividida’ com essas cidades que terão o processo de dessalinização”, explicou o parlamentar.

De acordo com o deputado, o embaixador foi totalmente a favor da ideia, o que significa um importante apoio. Para o tucano, além de garantir à população um recurso básico e indispensável à vida, a medida será importante para atrair investimentos à região. “Ninguém vai investir em lugar nenhum, se esse lugar não tiver segurança hídrica. A água é fundamental para o ser humano e para as atividades econômicas. Em cerca de 10 anos, a água será considerada uma commoditie”, prevê Pessoa.

Para o deputado, o povo nordestino precisa de soluções como essa para que a distribuição deste bem chegue a todos, principalmente ao homem do interior.

(Reportagem: Djan Moreno/  Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 março, 2019 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *