Dia da Mulher: igualdade e combate à violência são questões urgentes


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), deputados e deputadas do PSDB destacam a busca por igualdade entre os gêneros e a luta diária que as mulheres enfrentam. Hoje, as mulheres ocupam 77 cadeiras na Câmara dos Deputados. Nove tucanas compõem a bancada do partido, e uma delas integra a Mesa Diretora, a deputada Geovania de Sá (SC).

A deputada Shéridan (RR), que presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em 2017, afirmou que a sociedade precisa garantir direitos, segurança e proteção às mulheres, com mais igualdade e sem machismo. “Data para refletir e valorizar o quanto alcançamos, mas também para lembrar o quanto ainda temos para conquistar. Que este dia 8 de março possa nos orgulhar e nos inspirar para as batalhas que ainda temos pela frente”, declarou.

Na última legislatura, a deputada Mariana Carvalho (RO) ocupou a 2ª Secretaria da Câmara e foi a única mulher a compor a Mesa Diretora da Casa. “Somos as nossas escolhas, empoderadas em muitas ideias, cheias de sonhos e metas. Somos múltiplas e ao mesmo tempo únicas. E em tudo na vida, nós podemos, sim senhor, conquistar voos sempre mais altos. Parabéns a todas as mulheres de Rondônia e do Brasil”.

Para a deputada Rose Modesto (MS), a data simboliza conquistas e desperta importantes reflexões. “Vamos comemorar o dia 8 de março, mas vamos entender que devemos estar cada vez mais unidas para poder viver num estado, numa cidade num país melhor”, disse. A tucana é autora do Projeto de Lei 1234/2019, que institui o Dia Nacional de Combate ao Feminicídio no Brasil.

Para o deputado Pedro Cunha Lima (PB), o Brasil ainda precisa avançar bastante nas questões de gênero. “É só observar um pouquinho e acordar. No futuro isso não vai ser nem motivo de debate, eu não tenho dúvidas. Daí a luta que isso vire logo presente. Parabéns a todas as mulheres nesse dia tão especial”, apontou.

Em tom de agradecimento, o deputado Nilson Pinto (PA) homenageou todas as mulheres, em especial as de sua família. Da mesma forma, o deputado Celso Sabino (PA) agradeceu a dedicação feminina.

O deputado Célio Silveira (GO) destacou a luta por direitos e apontou que as vistorias e conquistas devem ser comemoradas apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer. “Ainda temos um longo caminho a percorrer no combate às desigualdades, às violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres. Eu faço parte desta batalha”, falou.

(Cristiane Noberto/ Arte: Francisco Maia)

Compartilhe:
8 março, 2019 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *